O PSDB decidiu afastar o empresário Cristiano Santos Hermogens, irmão do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, da presidência do diretório municipal do partido em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A decisão foi confirmada pelo presidente estadual da legenda no Rio de Janeiro, o deputado federal Luciano Vieira.

PSDB afasta irmão de Marcinho VP da presidência do partido em Belford Roxo/Foto: Reprodução
Segundo o parlamentar, o afastamento ocorreu após a repercussão da informação divulgada pela coluna do jornalista Tácio Lorran, que revelou que Cristiano havia assumido a presidência municipal do PSDB no último dia 26, com mandato previsto até o fim deste ano. Luciano Vieira afirmou que não tinha conhecimento do vínculo familiar do empresário com Marcinho VP no momento da nomeação.
Leia também: Irmão de Marcinho VP assume presidência do PSDB em Belford Roxo
“Eu não sabia que ele era irmão do Marcinho VP. Fiquei sabendo por conta da reportagem”, declarou o deputado em contato com a imprensa. Em nota, ele acrescentou que a indicação para a presidência do partido em Belford Roxo foi feita por um membro local da legenda e que, ao tomar conhecimento do caso, determinou a suspensão imediata da participação de ambos.
Cristiano Santos já foi preso em 2006 por associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. À época, a Polícia Civil do Rio de Janeiro apontou que o empresário teria assumido negócios ligados ao tráfico no Complexo do Alemão após a prisão de Marcinho VP.
Procurado pela coluna, Cristiano afirmou desconhecer a existência de “qualquer acusação, condenação ou inquérito” contra ele. O empresário enviou uma certidão de nada consta emitida pela Justiça do Rio de Janeiro e ressaltou que, antes de ingressar no PSDB, já havia sido presidente do PL em Belford Roxo.
Com histórico de participação em cinco eleições, Cristiano disputou cargos em 2010, 2016, 2018, 2020 e 2022, sendo eleito apenas uma vez, em 2016, como vereador de Belford Roxo.
Metrópoles
