Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026

Escola de Niterói conquista o título ao homenagear o icônico Mestre Ciça; apuração na Sapucaí consagrou a agremiação nesta quarta-feira (18)

Unidos do Viradouro comemora o título de campeã do Carnaval do Rio 2026.
Tata Barreto | Riotur

A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval carioca de 2026. Em uma apuração emocionante realizada na tarde desta quarta-feira de cinzas (18/2), a “Furacão Vermelho e Branco” confirmou o favoritismo e levou o troféu para Niterói, celebrando a vida e o legado de Moacyr da Silva Pinto, o lendário Mestre Ciça.

Com o enredo focado na trajetória do comandante de sua bateria, a Viradouro apresentou um desfile tecnicamente perfeito e visualmente impactante, garantindo notas máximas em quesitos cruciais.

A Trajetória de Mestre Ciça

Homenagear uma figura viva e ativa na própria escola foi uma aposta certeira. Mestre Ciça, um dos maiores nomes do ritmo no Brasil, teve sua história contada desde os tempos de Estácio de Sá até seu auge na Viradouro, onde já havia conquistado os títulos de 2020 e 2024.

  • Histórico: Passagens marcantes por Estácio de Sá (1988-1997) e Unidos da Tijuca (1998).

  • Consagração: Retornou à Viradouro em 2019, tornando-se a alma da agremiação de Niterói.

Detalhes da Apuração e Quesitos

O julgamento deste ano seguiu o rigoroso novo modelo da Liesa, com 54 jurados avaliando as 12 escolas que passaram pela Marquês de Sapucaí entre domingo e terça-feira. A Viradouro se destacou nos nove critérios avaliados:

  1. Alegorias e Adereços

  2. Bateria (com nota máxima para o homenageado)

  3. Comissão de Frente

  4. Enredo

  5. Evolução

  6. Fantasias

  7. Harmonia

  8. Mestre-Sala e Porta-Bandeira

  9. Samba-enredo

Desfile das Campeãs

As seis primeiras colocadas, lideradas pela Viradouro, retornam à Sapucaí no próximo sábado (21/2) para o Desfile das Campeãs. Será a oportunidade de a comunidade de Niterói celebrar o título e ver, mais uma vez, Mestre Ciça reger a bateria que agora faz parte da história oficial dos campeonatos da escola.

Enquanto a Viradouro comemora, o mundo do samba já começa a analisar os décimos que separaram as escolas, em um dos carnavais mais disputados e tecnicamente exigentes da história do Rio de Janeiro.

Fonte: Metrópoles

Redigido por: ContilNet

PUBLICIDADE