Em dois meses, seca diminui no Acre, mas área afetada chega a quase 30% do estado

Entre fevereiro e março, a área com seca diminuiu de 45% para 27% do território acreano

Dados do Monitor das Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostram que entre fevereiro e março, 11, das 27 unidades federativas tiveram um abrandamento da seca, entre elas está o Acre.

Em termos de severidade, o fenômeno se abrandou no estado do Acre entre fevereiro e março, já que a seca grave recuou de 11% para 3%.

Seca do Rio Acre em 2023/Foto: Juan Diaz, ContilNet

De acordo com o monitor, a área total atingida pela seca no estado, entre fevereiro e março foi de 41.243 quilômetros, o que corresponde a 27% do território acreano.

Além do Acre, os estados que tiveram abrandamento da seca nestes dois últimos meses foram a Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rondônia. Ao passo que outros seis estados tiveram intensificação, são eles: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Entre fevereiro e março, a área com seca diminuiu de 45% para 27% do território acreano. Este é o menor percentual de território com a presença do fenômeno entre os estados do Norte em março.

Apesar da redução na área de seca registrada pelo Acre em março deste ano, alguns cinco estados da região norte tiveram seus territórios completamente tomados pelo fenômeno, são eles: Mato Grosso, com 99%, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amazonas, com 100%.

PUBLICIDADE