A Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal) empossou, neste sábado (3), a nova diretoria executiva com novos membros e com a recondução de Jackson Viana ao cargo de presidente. A cerimônia aconteceu no Teatro Hélio Melo, em Rio Branco.
Além da posse da nova diretoria executiva, novos membros foram empossados para a Academia Juvenil Acreana de Letras. De forma simultânea, aconteceu o 2º Festival Literário de Jovens Escritores com o lançamento de 4 obras.
Conheça os membros da nova diretoria executiva:
Alessandro dos Santos Silva, 3º conselheiro fiscal: acadêmico de Administração Pública no Instituto Federal do Acre (Ifac), identificado com altas habilidades em produção textual pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades, e autor da obra “Asas de mármore”.
José Lucas Tavares de Oliveira, 2º conselheiro fiscal: acadêmico de Jornalismo na Universidade Federal do Acre (Ufac), membro-fundador da Academia Juvenil Acreana de Letras e ocupante da cadeira de n° 2 cujo patrono e Ariano Suassuna.
Antonio Machado Santana Neto, 1º conselheiro fiscal: acadêmico de Psicologia pela Universidade da Amazônia, eleito para a Academia Juvenil Acreana de Letras em 2021.
Clauderson de Paula Sampaio, tesoureiro: bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade da Amazônia Ocidental e membro-fundador da Academia Juvenil Acreana de Letras.
Luísa Vitória Leão Timmermam, diretora de acadêmicos: acadêmica do curso de Bacharel em Direito e autora do livro “Atalho dos sonhos”.
Wellington Rodrigues Vidal, diretor de comunicação: graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), acadêmico de Jornalismo na Universidade Federal do Acre (Ufac) e autor do livro “Conexões do tempo”, publicado na primeira edição do Festival Literário.
Ramayana da Silva Maia, secretária-adjunta: graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia, orientadora acadêmica e autora do livro “Uma vida em poesia”.
Mariana Ravena de Araújo Nogueira, secretária-geral: graduada em Música pela Universidade Federal do Acre, professora do quadro da Secretaria de Estado de Educação e autora do livro “Sinais”.
Luiz Felipe Gadelha Moraes, vice-presidente: graduado em Direito, autor dos livros “Inquietudes da alma” e “Visceral”, identificado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades com superdotação em escrita e membro da Academia Juvenol Acreana de Letras desde 2016.
Jackson Viana de Paula dos Santos: presidente: idealizador e fundador da Academia Juvenil Acreana de Letras, líder do Movimento Mapa Educação, embaixador da Brazil Conference em Harvard e MIT, acadêmico de Direito pela Universidade Federal do Acre e autor de 3 livros. Jackson foi chefe do departamento de livro, leitura e literatura; e coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Acre.