I Fórum Multiprofissional de Disfagia reúne estudantes no auditório da Uninorte

No dia nacional de atenção à disfagia – realizado anualmente em 20 de março, data em que são realizadas iniciativas com o objetivo de prevenir e orientar sobre o que fazer diante da suspeita do problema, o Centro Universitário Uninorte, realizou no auditório da instituição, o I Fórum Multiprofissional de Disfagia, que reuniu mais de 500 acadêmicos  para debater a importância da temática. O evento iniciou às 18h e terminou às 22h.

O Fórum contou com a participação de quatro palestrantes: Sorón Steiner – coordenadora do fórum, o doutor Mário Jorge Ferreira, a enfermeira Natacha Volpate e Simone Aparecida.

I Fórum Multiprofissional de Disfagia/Foto: ContilNet

De acordo com a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Lydia Torres, a iniciativa foi pensado por quatro cursos: Fonoaudiólogia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina. “O objeto é falar sobre a disfagia- que é um sintoma daquele paciente que está internado no ambiente hospitalar e que não consegue engolir os alimentos”, disse.

Torres destacou que após a constatação do caso, esse paciente precisará ser assistido pela equipe multidisciplinar. “Esperamos que após o Fórum, esses profissionais possam atuar no mercado de trabalho sabendo que devem trabalhar em equipe e que sozinhos, não irão conseguir nada, pois precisamos das outras classes para obter sucesso no tratamento dos pacientes”, ressaltou.

Para Sorón Steiner – coordenadora do fórum, a realização do evento é de suma importância, pois foi possível obter uma troca de experiência com os demais profissionais presentes em prol de “visar a melhora do paciente acima de tudo, ainda mais falando da disfagia que algo recorrente, porém, pouco abordado”, ponderou Sóron que não descartou a realização de novos eventos sobre o tema.

Doutor Mário Jorge/Foto: ContilNet

O médico cirurgião Mário Jorge Ferreira, deu uma palestra destacando a importância do conhecimento da disfagia e detalhou alguns dados. “Uma em cada grupo de 17 pessoas apresenta uagum tipo de disfagia na vida, afetando 40 à 70% dos pacientes com AVC”, explicou.

O problema de disfagia cujas alterações geradas no processo de deglutição podem resultar em alto índice de mortalidade, devido à possibilidade de aspiração de alimentos, secreção e saliva para as vias aéreas inferiores.

Como perceber a disfagia nas UTIs? Confira dicas

·Em seu horário de trabalho junto ao paciente, durante a alimentação ou durante a oferta de medicamentos, você observa se o paciente permanece muito tempo com o alimento/medicação na boca sem engolir?

·Durante a alimentação, o paciente apresenta dificuldades para mastigar os alimentos sólidos?

·Durante a alimentação, ou quando está sendo medicado, o paciente apresenta tosse, engasgos ou alteração respiratória?

Se você já presenciou ou presencia alguma dessas situações, você poderá estar diante de um paciente com disfagia.

Como proceder diante da suspeita de disfagia?

-Manter o decúbito elevado no mínimo de 30º

-Notificar e aguardar a equipe de Fonoaudiologia para a possibilidade de avaliação e intervenção junto ao paciente.

A equipe de Fonoaudiologia irá orientar sobre a possibilidade de modificação na consistência do alimento, uso de utensílios, postura corporal, velocidade de alimentação, manobras para a facilitação da deglutição e para a manutenção de uma alimentação segura.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost