Após morte por Covid-19, dois idosos do Lar dos Vicentinos são encaminhados para Upa

Com a ocorrência de um óbito por Coronavirus (Covid-19) no abrigo para idosos “Lar dos Vicentinos”, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde e Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, acompanha e articula medidas de contenção e proteção no abrigo.

Logo pela manhã, o promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Glaucio Shiroma Oshiro, manteve contato com a Vigilância de Saúde Estadual (Visa) para encaminhar a sanitização do local, que precisava ser feita de forma estratégica, tendo em vista o emprego de produtos que podem causar desconforto ou prejudicar a saúde dos idosos.

“É um trabalho que precisava ser feito de forma estratégica, assim, em contato com o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, foi feita articulação com o Depasa para encontrar a forma mais estratégica para fazer a sanitização do local”, disse.

O promotor informou ainda que foram identificados dois casos com necessidade de encaminhamento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“E assim fizemos a articulação com a rede de saúde para fazer esse transporte. Estão isolados, os outros três pacientes que ficavam no mesmo alojamento do idoso que foi a óbito. Todos estão assintomáticos”, contou Shiroma.

O promotor de Justiça que atua na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, Antônio Alceste, reforçou que além do isolamento, o MPAC está estudando outras medidas de proteção a serem aplicadas, além das que já foram tomadas até o momento.

“Estamos acompanhando a situação. A coordenação do Lar dos Vicentinos afirmou que permanecem suspensas, desde o dia 16 de março, as visitas, tanto de familiares, quanto as missas, cultos e qualquer evento que cause a aglomeração de pessoas dentro do lar para idosos”, disse o promotor Alceste.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost