Com vacinas em falta, AC é um dos estados com tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória

O Acre é apontado como um dos estados onde o número de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pode crescer a longo prazo, com probabilidade de 95% se as estimativas se concretizarem. Isto quem diz é o último relatório do Boletim Infogripe, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), divulgado neste sábado (15), que prevê aumento no número de casos em pelo menos 25 estados.

O número de casos de SRAG, que está associada às formas mais severas da covid-19, saltou de 5,6 mil para 13 mil no país, entre as últimas três semanas de novembro e as três últimas semanas, contando a última semana de dezembro e as duas primeiras de janeiro.

Esta alta, em termos percentuais, é o equivalente a 135%, inclusive, registrando aumento significativo da SRAG em todas as faixas etárias a partir dos 10 anos.

Por conta do “apagão” no banco de dados do Ministério da Saúde no que tange à atualização dos números atuais da pandemia de Covid-19, o boletim seguia estático, tendo em vista a impossibilidade de atualização para dar estimativas.

No boletim, o responsável pelo InfoGripe, pesquisador Marcelo Gomes, comentou que “a velocidade com que a Covid-19 se espalha entre a população cresceu, semanalmente, de 4% para 30%”.

“Praticamente todos os estados apresentaram sinal de crescimento entre 26 de dezembro e 1º de janeiro e de 2 a 8 de janeiro, deixando claro que tal contexto é anterior às celebrações de final de ano”, destacou.

SEM VACINA CONTRA INFLUENZA

Vale destacar que o Acre se encontra sem estoques de vacina contra a influenza. Por conta disto, a previsão para imunização no Acre é apenas em março. Esta informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) ao ContilNet, por meio da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) no início do mês. A campanha foi iniciada em abril de 2021 e aberta para o público em geral após registros de baixa procura.

LEIA TAMBÉM: Pico de nova onda de Covid-19 e gripe no AC deve se estender até o fim de março, diz Sesacre

PUBLICIDADE