26 de abril de 2024

Trilogia amazônica ensina saúde bucal para jovens e crianças ribeirinhas

Após adquirir experiência atuando como agente de saúde da população ribeirinha da Amazônia, a estudante de odontologia da Estácio Unimeta, Damiana Avelino de Castro, lançou, a trilogia Amazônica com os compêndios – A Fábula do Dentinho Sheta, com 62 páginas; A viagem do dentinho Sheta pela Boca Biruta, com 72 páginas e Vamos aprender Higiene Bucal com o Dentilho Sheta, com 77 páginas. A intenção dela é motivar alunos da rede pública de educação sobre a importância da saúde bucal.

Damiana, que é natural da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, revela que o projeto educativo Sheta (termo indígena que significa dente) nasceu a partir de reflexões e experiências vivenciadas. “Trabalhei por muito tempo junto às comunidades indígenas, como auxiliar de saúde bucal, fiz licenciatura em educação escolar indígena, ocasião em que tive oportunidade de estudar a educação escolar indígena. E ao ingressar no curso de odontologia da Estácio Unimeta tive a oportunidade de utilizar as pesquisas de campo e somar com as experiências adquiridas”, adianta a escritora, que também é formada em licenciatura com ênfase em educação escolar indígena.

“À época, eu fiz parte de uma equipe multidisciplinar de saúde, que atendia nas próprias terras indígenas, junto a grandes profissionais e foi por meio dessa atividade que tive acesso ao universo indígena.  Com essa experiência, senti o desejo de unir o útil ao agradável e colocar meus conhecimentos num contexto profissional.”, acrescentou. Damiana argumenta que o conteúdo  tem o objetivo de ensinar de forma lúdica, técnicas de higiene bucal, que podem ser adotadas em escolas públicas e clínicas odontológicas.

Distribuição e parcerias

A escritora revela que realizou uma tiragem inicial e está disponível para receber propostas e fazer uma tiragem maior para  distribuição nas escolas. A trilogia é centrada nas aventuras do indiozinho Sheta. “A trilogia é educativa, o que significa que será um conteúdo excelente para extensões universitárias e para distribuição gratuita, principalmente nas escolas ribeirinhas e fomentar as atividades educativas, palestras motivacionais sobre saúde bucal, distribuição de kit dental, leitura e contações de histórias e de forma bem prática”, concluiu.

“A elaboração desse compêndio sobre a importância da nossa higiene bucal contextualizada na cultura da região é uma forma de avançar no debate sobre a importância da saúde coletiva na Amazônia. Contribuir para o avanço de políticas públicas compõe a missão da Estácio Unimeta, que é educar para transformar, servindo a comunidade por meio da integração do processo ensino-aprendizagem à realidade em que estamos inseridos”, disse o reitor da instituição, Roberto Santos.

Estácio Unimeta
A Estácio Unimeta faz parte de uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há mais de 50 anos, a Estácio proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. É uma das instituições pioneiras também no ensino digital, na utilização de aplicativos educacionais e games de aprendizagem, incluindo aplicações que usam realidade virtual.

Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio apoia iniciativas ligadas ao Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. O Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar reflete o compromisso da instituição de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost