De ‘palhaço’ a presidente da Ucrânia em guerra: a reviravolta na história de Volodymyr Zelensky

No conflito entre a Rússia e a Ucrânia, há muitos personagens no principal núcleo da trama: de um lado Vladimir Putin, líder de uma das maiores potências militares do planeta, do outro, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), reunindo lideranças dos países mais desenvolvidos do Ocidente, como a Alemanha, a França e os Estados Unidos, representado pelo presidente Joe Biden. Mas o local onde a história se desenvolve não é no centro da Europa ou na América do Norte, e sim na Ucrânia. É onde surge um personagem que à primeira vista parece caricato e coadjuvante, mas é, também, protagonista da guerra entre os países eslavos: Volodymyr Zelensky.

O chefe de estado ucraniano não tem experiência política na vida real. Mas na televisão ele interpretou o papel mais importante de sua vida, que viria a viver na pele pouco tempo depois. Com carreira no humor, Zelensky começou a se posicionar politicamente a partir de 2014 sobre censura a filmes no país. Desde então, ele se dedicou mais e mais a representar a política em suas produções, até estrelar a série Servo do Povo. O que era totalmente roteirizado para a TV se tornou, em poucos anos, a sua vida, depois que ele próprio se elegeu presidente da Ucrânia, seguindo o sucesso da série. Mas, ele não poderia esperar que o roteiro da vida real seria muito mais duro, colocando em seu primeiro mandato político em toda a vida o principal conflito armado em solo europeu desde a década de 1990.

Para contar essa história, o apresentador Murilo Salviano recebeu o comentarista da GloboNews, especialista em política internacional, Guga Chacra, e o professor de Relações Internacionais da USP e coordenador do Obeservatório da Democracia no Mundo (Odec-USP), Felipe Loureiro.

Leia mais no site do Fantástico.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

De ‘palhaço’ a presidente da Ucrânia em guerra: a reviravolta na história de Volodymyr Zelensky