30.3 C
Rio Branco
29 junho 2022 6:22 pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

‘Não pretendo disputar nenhum cargo; meu compromisso é com o governador’, diz Petrônio

POR THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

Deracre

Desde que assumiu o Deracre, em 9 de julho de 2020, o engenheiro Petrônio Antunes é o responsável por transformar o órgão em uma das principais vitrines do governo Gladson Cameli (PP). Com obras espalhadas por todo o estado, o órgão vem se transformando em um importante alicerce que pode ajudar a garantir a reeleição do governador.

Obras

“O Governo do Estado, através do Deracre, vem executando várias obras pelo estado, como nos aeródromos de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Tarauacá, e a recuperação do aeródromo de Feijó, que ainda está em andamento. Fizemos a duplicação da AC-405, além das recuperações normais. Construímos mais de 100 pontes de madeira no ano passado, entre outras ações, como o anel viário de Brasileia e a variante de Xapuri. Entregamos as rampas de Porto Acre e Sena Madureira, no Caeté, e logo, logo daremos início a construção da ponte do Rio Iaco. Fizemos também a recuperação da estrada Mário Lobão, no 2º Distrito de Sena Madureira. Recuperamos o Ramalzinho do Rola e os ramais do Mutum, Flaviano Melo, Nabor Júnior e Granada. Em todos eles nós atuamos na manutenção do bem público. São lugares que há vários anos não recebiam nenhum tipo de obra. Então a gente tá trabalhando muito pra trazer uma melhor qualidade de vida para a população”, disse Petrônio à coluna.

Jordão

O engenheiro aproveitou também para se defender sobre algumas críticas que vem recebendo a respeito do aeródromo do Jordão. “Tem algumas coisas saindo na imprensa a respeito da pista do Jordão. Essa pista está em obras, no ano passado a gente fez a parte de cercamento e esse ano vamos fazer a de recuperação da pista. Eu sei que a ansiedade é muito grande, porque a população tá vendo as outras pistas recuperadas e isso dá um anseio quando você não vê a da sua cidade na mesma condição. Mas esse ano a gente vai entregar a do Jordão, e muito dos que estão falando que a do Jordão foi inaugurada, ela não foi. Não fizemos nenhum evento de inauguração, apenas foi feito o cercamento. Logo, logo era será recuperada e iluminada, igual as outras que estão sendo executadas”, asseverou.

Eleições

Quando o assunto é o pleito deste ano, o diretor-presidente do órgão garante que não vem candidato. “Não pretendo disputar nenhum cargo eletivo este ano. Meu compromisso com o governador e com o Governo é ir até o fim, até o último dia de mandato. Mas claro, ajudando o governador na reeleição, e também os nossos parceiros, os deputados estaduais e federais, e o senador da chapa do governador. Então a gente tem esse compromisso de estar apoiando na parte técnica e não deixar parar os serviços que são essenciais para o estado”, concluiu.

Homenagem

Fernanda Hassem (PT) e Olinda Augusta Gadelha/ Foto: Ascom

Hoje, a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT), homenageou a primeira prefeita mulher do município do interior do Acre, Olinda Augusta Gadelha, de 85 anos. A homenagem faz parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, que foi celebrado na última terça (8). Dona Olinda governou a cidade entre os anos de 1978 e 1979.

Presente x Futuro

Na última quarta (9), o PSB anunciou oficialmente que não levaria a cabo sua entrada em uma federação partidária junto ao PT, PCdoB e PV. O motivo da virada de mesa não foi o presente, mas sim o futuro, as eleições de 2024.

São Paulo

Se o maior entrave do presente para que a federação entre PT e PSB desse certo era a disputa para o Governo de São Paulo, já que ambos os partidos haviam apresentado concorrentes, Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB), foi a disputa pela Prefeitura de São Paulo, em 2024, que fez a federação implodir de vez. Enquanto a disputa interna entre Haddad e França já dava sinais de um desfecho, a deputada federal Tábata Amaral (PSB) articulou junto ao seu noivo, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), a não entrada dos socialistas no bloco. Isso porque a deputada quer disputar a prefeitura da maior metrópole do país em 2024, enquanto o PT quer apoiar o psolista Guilherme Boulos (em troca da retirada da candidatura dele ao Governo neste ano).

Não vão desistir

Mesmo com a saída oficial do PSB do bloco partidário que vinha conversando para formar um federação, dirigentes dos outros três partidos disseram que vão continuar negociando com o PSB para que o partido mude de ideia até o último dia do prazo para a inscrição das federações na Justiça Eleitoral, 31 de maio. Na campanha presidencial de 2014, o então candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos, usou como mote de campanha a frase: “Não vamos desistir do Brasil”. Oitos anos depois, PT, PV e PCdoB dizem: “Não vamos desistir do PSB”.

30%

Hoje, a Câmara de Vereadores de Rio Branco aprovou um aumento de quase 30% da verba para contratar assessores parlamentares. O gasto com o aumento é de quase R$ 2 milhões por ano. O placar foi de 12 votos a favor e 1 contrário, do vereador Emerson Jarude (MDB).

Justificou

A vereadora Michelle Melo (PDT), conhecida por defender o corte de gastos tanto na Prefeitura quanto no parlamento municipal, justificou o seu voto a favor do aumento. “A valorização do trabalhador sempre será minha bandeira! São pais e mães de família que precisam colocar comida na mesa, são trabalhadores comprometidos em pagar seus compromissos! Por nossa gente, eu votei sim”, disse.

 

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.