Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta 6ª feira (29.jul.2022) a 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil. Ao Poder360, a pasta informou que a morte foi registrada no interior de Minas Gerais.

Foi o 1º óbito registrado fora do continente africano. Em 20 de julho, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que 5 pessoas haviam morrido em decorrência da doença, todas em países da África.

Segundo a pasta, até a noite de 5ª feira (28.jul.2022) o Brasil registrou 1.066 casos de varíola dos macacos. São Paulo e Rio de Janeiro são os Estados com mais contaminados pela doença até o momento, com 823 e 124, respectivamente.

Em São Paulo, SMS (Secretaria Municipal da Saúde) da capital informou ter registrado 3 casos em crianças. Segundo o órgão, todas estão sendo monitoradas e não há sinais de agravamento da doença.

Na 5ª feira (28.jul.2022), o ministério da Saúde anunciou a criação do COE (Centro de Operação de Emergências). O centro, que entrou em funcionamento nesta 6ª feira, acompanhará a situação epidemiológica e também deve elaborar o plano de vacinação da doença no Brasil.

Ao Poder360, a pasta informou que cerca de 50.000 doses estão sendo negociadas com o Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). A pasta não informou, no entanto, a previsão de chegada de vacinas.

A decisão foi anunciada pelo secretário de Vigilância de Saúde, Arnaldo Medeiros, durante reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), em Brasília.

Participarão do COE membros do Conass, Consems, Opas, Anvisa e representantes do ministério da Saúde.

MUNDO

Com a atualização de dados, o Brasil ocupa o 6º lugar na lista de países com mais casos da varíola. Segundo dados do Our World in Data, a lista é encabeçada por EUA (4.630 casos), Espanha (3.738) e Alemanha (2.540).  Em 4º e 5º lugar, respectivamente, estão Reino Unido (2.437 registros) e França (1.829).

Desde maio, o mundo enfrenta o maior surto do vírus fora da África. O Poder360 preparou uma reportagem explicando a varíola dos macacos.

Leia os sintomas, formas de transmissão, prevenção e tratamento:

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil