NASA lança missão internacional para pesquisar a água da Terra

Um satélite construído para a NASA e a agência espacial francesa Centre National d’Études Spatiales (CNES) para observar quase toda a água na superfície do nosso planeta decolou em seu caminho para a órbita baixa da Terra às 3h46 PST na sexta-feira. A espaçonave Surface Water and Ocean Topography (SWOT) também tem contribuições da Agência Espacial Canadense (CSA) e da Agência Espacial do Reino Unido.

A espaçonave SWOT foi lançada no topo de um foguete SpaceX do Space Launch Complex 4E na Vandenberg Space Force Base, na Califórnia, com uma missão principal de três anos. O satélite medirá a altura da água em corpos de água doce e no oceano em mais de 90% da superfície da Terra. Esta informação fornecerá informações sobre como o oceano influencia a mudança climática; como um mundo em aquecimento afeta lagos, rios e reservatórios; e como as comunidades podem se preparar melhor para desastres, como enchentes.

Depois que o SWOT se separou do segundo estágio de um foguete SpaceX Falcon 9, os controladores de solo adquiriram com sucesso o sinal do satélite. Os relatórios iniciais de telemetria mostraram que a espaçonave estava em boa saúde. O SWOT agora passará por uma série de verificações e calibrações antes de começar a coletar dados científicos em cerca de seis meses.

“Mares mais quentes, clima extremo, incêndios florestais mais graves – essas são apenas algumas das consequências que a humanidade enfrenta devido às mudanças climáticas”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “A crise climática requer uma abordagem totalmente prática, e o SWOT é a realização de uma parceria internacional de longa data que, em última análise, equipará melhor as comunidades para que possam enfrentar esses desafios.”

O SWOT cobrirá toda a superfície da Terra entre 78 graus sul e 78 graus norte de latitude pelo menos uma vez a cada 21 dias, enviando de volta cerca de um terabyte de dados não processados ​​por dia. O coração científico da espaçonave é um instrumento inovador chamado interferômetro de radar de banda Ka (KaRIn), que marca um grande avanço tecnológico. KarIn rebate pulsos de radar na superfície da água e recebe o sinal de retorno usando duas antenas em cada lado da espaçonave. Esse arranjo – um sinal, duas antenas – permitirá que os engenheiros determinem com precisão a altura da superfície da água em duas faixas por vez, cada uma com 50 quilômetros de largura.

“Estamos ansiosos para ver o SWOT em ação”, disse Karen St. Germain, diretora da NASA Earth Science Division. “Este satélite representa como estamos melhorando a vida na Terra por meio da ciência e inovações tecnológicas. Os dados que a inovação fornecerá são essenciais para entender melhor como o ar, a água e os ecossistemas da Terra interagem – e como as pessoas podem prosperar em nosso planeta em mudança”.

Entre os muitos benefícios que a missão SWOT fornecerá está uma imagem significativamente mais clara dos corpos de água doce da Terra. Ele fornecerá dados sobre mais de 95% dos lagos do mundo com mais de 15 acres (62.500 metros quadrados) e rios com mais de 330 pés (100 metros) de largura. Atualmente, os pesquisadores de água doce têm medições confiáveis ​​para apenas alguns milhares de lagos ao redor do mundo. O SWOT aumentará esse número para milhões.

Ao longo da costa, o SWOT fornecerá informações sobre o nível do mar, preenchendo lacunas de observação em áreas que não possuem marégrafos ou outros instrumentos que medem a altura da superfície do mar. Com o tempo, esses dados podem ajudar os pesquisadores a rastrear melhor o aumento do nível do mar, o que afetará diretamente as comunidades e os ecossistemas costeiros.

Uma missão tão ambiciosa é possível devido ao compromisso de longa data da NASA em trabalhar com agências de todo o mundo para estudar a Terra e seu clima. A NASA e o CNES construíram um relacionamento de décadas que começou na década de 1980 para monitorar os oceanos da Terra. Esta colaboração foi pioneira no uso de um instrumento espacial chamado altímetro para estudar o nível do mar com o lançamento do satélite TOPEX/Poseidon em 1992.

“Esta missão marca a continuidade de 30 anos de colaboração entre a NASA e o CNES em altimetria”, disse Caroline Laurent, diretora de sistemas e aplicativos orbitais do CNES. “Isso mostra como a colaboração internacional pode ser alcançada por meio de uma missão inovadora que nos ajudará a entender melhor as mudanças climáticas e seus efeitos em todo o mundo.”

As medições SWOT também ajudarão pesquisadores, formuladores de políticas e gerentes de recursos a avaliar e planejar melhor as coisas, incluindo inundações e secas. Ao fornecer informações sobre onde está a água – de onde vem e para onde vai – os pesquisadores podem melhorar as projeções de cheias para os rios e monitorar os efeitos da seca em lagos e reservatórios.

“O SWOT fornecerá informações vitais, dados os desafios urgentes impostos pelas mudanças climáticas e pelo aumento do nível do mar”, disse Laurie Leshin, diretora do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. O JPL desenvolveu o instrumento KaRIn e gerencia a parte americana da missão. “Esse SWOT preencherá lacunas em nosso conhecimento e informará ações futuras é o resultado direto de compromisso, inovação e colaboração que remontam a muitos anos. Estamos empolgados para colocar a ciência SWOT em andamento.”

Mais informações sobre a missão

O JPL, administrado pela NASA pela Caltech em Pasadena, Califórnia, lidera o componente americano do projeto. Para a carga útil do sistema de voo, a NASA está fornecendo o instrumento KaRIn, um receptor GPS científico, um retrorrefletor a laser, um radiômetro de microondas de dois feixes e operações de instrumentos da NASA. O CNES está fornecendo o sistema Doppler Orbitography and Radioposition Integrated by Satellite (DORIS), o altímetro Poseidon de dupla frequência (desenvolvido pela Thales Alenia Space), o subsistema de radiofrequência KaRIn (juntamente com a Thales Alenia Space e com o apoio da Agência Espacial do Reino Unido) , a plataforma de satélite e o segmento de controle terrestre. A CSA está fornecendo o conjunto do transmissor de alta potência KaRIn. A NASA está fornecendo o veículo de lançamento e o Programa de Serviços de Lançamento da agência, baseado no Kennedy Space Center, está gerenciando os serviços de lançamento associados.