Famílias que enfrentam alagações há anos em Sena temem mais uma enchente

Sem ter condições financeiras de comprar um terreno em área firme, as dezenas de famílias do bairro Praia do Amarílio, em Sena Madureira, estão preocupadas com uma possível enchente do rio Iaco. Nos últimos dias, o nível das águas vem aumentando bastante e já marca 11,19 metros. Em Sena, a cota de alerta é de 14 metros.

No ano passado, dona Luzia Liberalino teve que passar vários dias em abrigo público juntamente com a família, pois sua casa foi coberta pela enchente. “O que posso dizer é que o sofrimento é grande. Na mudança, perdemos muitas coisas, sem falar no desconforto que é passar vários dias no abrigo. O sonho da nossa família é sair daqui, mas não temos como comprar uma área em terra firme”, comentou.

A situação de dona Luzia é bem semelhante à dos demais moradores. “Quase todos os anos temos essa preocupação. Infelizmente os nossos governantes só aparecem aqui para pedir votos, depois esquecem de nós. O prefeito atual está prestes a concluir seu segundo mandato e não construiu sequer uma casa popular em Sena Madureira”, lembrou o diarista Rogério Paulino.

Quando o nível das águas atinge a cota de alerta, o bairro Praia do Amarílio é um dos mais afetados. Nas proximidades do local passa o igarapé Cafezal que acaba represando, por isso, a água chega mais rapidamente nas residências.

Além da praia do Amarílio, há outros locais alagadiços em Sena Madureira, onde a grande maioria das famílias anseia se mudar para lugares mais firmes, contudo, a falta de condições os impede de concretizar tal sonho.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost