Moisés Alencastro: exposição Hélio Melo, pré-estreia do filme Noites Alienígenas e mais; confira

Exposição Hélio Melo

“A trajetória de vida e o tema de sua produção fazem de Hélio Melo um artista único no panorama brasileiro do século 20”, trecho do texto de parede na Almeida & Dale Galeria de Arte, em São Paulo, uma das galerias mais relevantes do ramo no Brasil, onde iniciou na quinta-feira (23) a exposição de Hélio Melo – o artista da floresta, um dos principais representantes das raízes e das identidades culturais do Acre.

Nascido e criado num seringal, Hélio Melo (1926–2001) autodidata foi seringueiro, catraieiro, barbeiro, vigia, escritor, poeta, músico e artista. A partir do final dos anos 1970, depois de ter se mudado para Rio Branco e, portanto, ter passado a pintar a floresta de memória, participou de suas primeiras exposições, chamando a atenção de importantes artistas e críticos, como Sergio Camargo e Frederico Morais, que se tornaram grandes admiradores de seu trabalho.

A temática de sua produção está profundamente alicerçada no universo do seringueiro, em seus saberes, caminhos, lendas e personagens, mas também o transcende para tornar-se, frequentemente, surrealista e simbólica. De suas pinturas, desenhos e escritos transparecem uma grande preocupação ecológica, uma profunda empatia com os povos indígenas e uma autêntica simbiose com a floresta, que o levou a desenvolver uma técnica de pintura própria, na qual misturava o nanquim com pigmentos obtidos a partir da seiva de folhas amazônicas.

Hélio Melo chegou a expor seus trabalhos em algumas capitais brasileiras. Também realizou exposições na Itália e nos Estados Unidos.

O certame é uma oportunidade única de se conectar com a ancestralidade e a natureza em sua forma mais pura.

A exposição na Almeida & Dale Galeria de Arte tem a curadoria de Jacopo Crivelli Visconti.

Fátima Melo, filha de Hélio Melo e Flávia Burlamaqui, presidente do Conselho Estadual de Cultura do Acre

Vitor Melo (neto de Hélio Melo), Fátima Melo, Victor Lucas

Antônio Almeida, Jacopo Crivelli Visconti, Fátima Melo e Carlos Dale

Exposição

Pré-estreia do filme Noites Alienígenas

Sucesso de público e crítica a pré-estreia do filme acreano “Noites Alienígenas”do diretor Sérgio de Carvalho, na noite de segunda-feira, 20, cerca de 600 pessoas lotaram três salas do Cine Araújo, no Via Verde Shopping, que contou com a presença de parte do elenco e convidados.

O mais premiado filme do Festival de Gramado 2022 que acumulou nada menos que cinco Kikitos, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator na 50ª edição do evento. O filme traz, no elenco, rostos consagrados como o ator Chico Diaz, Joana Gatis, Gleici Damasceno e estreantes de talento como Gabriel Knoxx e o ator amazonense de origem indígena Adanilo Reis, que ganhou “menção honrosa”.

O longa-metragem está em cartaz no Cine Teatro Recreio e no Cine Araújo, no Via Verde shopping. Já nas salas de projeção de todo o Brasil, a data de estreia será no dia 30 de março. Confira pelas lentes de Diego Gurgel quem passou por lá!


Aniversário de Ana Flávia

No último dia 10 de março, Ana Flávia, filha de Ligiane Moraes e Felipe Veras, completou 10 anos. E, como não podia ser diferente, os pais reuniu familiares e amigos para uma comemoração.

A festança com direito Banda e DJ, aconteceu no hotel salão de festa do residencial Swiss Park.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost