Pimenta: falha ou sabotagem? PF e Abin apuram apagão que parou o Brasil

A quem interessaria uma pane no sistema elétrico nacional?

Janja

“A Eletrobrás foi privatizada em 2022”, postou a primeira-dama, Janja, em seu twitter, numa clara intenção de responsabilizar a privatização pela pane que deixou o Brasil inteiro sem energia elétrica na terça-feira (15), entre às 8h31 e às 14h30 (horário de Brasília). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), uma pane atingiu o Sistema Interligado Nacional poupando apenas o estado de Roraima, que não está conectado ao Sistema.

Eleição

“O que a primeira-dama ‘tuitou’ nada mais é do que uma afirmativa textual. A Eletrobras foi privatizada em 2022. Mas eu vou além disso: ela foi privatizada às vésperas de uma eleição, num ano eleitoral. Portanto, eu vejo apenas como uma manifestação natural e real de um fato que realmente aconteceu e que gera instabilidade para o sistema elétrico nacional”, disse o ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia.

Eletroacre

Os consumidores acreanos, porém, já lidam com a privatização da Eletrobrás desde as eleições de 2018, quando a companhia era privatizada aos pedaços pelo governo Temer sob alegação de que não geravam lucro, apenas despesas, como foi o caso da Eletroacre, da Ceron (Centrais Elétricas de Rondônia), da Cepisa (Piauí) e a Boa Vista Energia, de Roraima.

Redução tarifária

Em 2018, a Energisa arrematou com proposta única duas das três distribuidoras ofertadas na disputa: a Eletroacre (AC), com um índice de deságio de 31%, e a Ceron (RO), com índice de 21%. De capital aberto, a Energisa é o sexto maior grupo de distribuição de energia do país. À época, a Aneel chegou a divulgar que, com os deságios oferecidos, a privatização teria potencial para gerar redução das tarifas de energia de 3,27% na Eletroacre e 1,75% na Ceron. Não foi bem assim.

Sabotagem

A quem interessaria uma sabotagem no sistema elétrico interligado? Aos terroristas de 8/01? Aos sindicalistas antiprivatização? O ministro Alexandre Silveira informou em entrevista coletiva que pediu investigação da Polícia Federal e da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Assim sendo, se foi apenas falha humana – uma vez que tecnicamente não havia motivos para a ocorrência – ou se foi uma sabotagem, o apagão está dando razão de sobra para o governo Lula 3 começar um debate em torno da devolução da Eletrobrás ao controle do Estado.

Joias

O senador Marcio Bittar (União) não vê desembarque de bolsonaristas da tropa de choque no Congresso Nacional por conta do escândalo das joias. Em entrevista ao ContilNet, Marcio afirma que é normal deputados de oposição passarem para o lado do governo em algum momento. “O que acontece é que tradicionalmente a maior parte dos parlamentares apoia o governo. Isso aconteceu nos governos Sarney, Fernando Henrique, Lula e Temer, todos os governos. O Bolsonaro foi eleito com 70 e poucos deputados, não lembro. O Lula foi eleito com 68 deputados do PT, mas a Câmara tem 513 deputados, então precisa governar”, ponderou Bittar, sobre o processo de cooptação de deputados para que um presidente possa ter governabilidade.

Temer

Marcio Bittar garante que mantém seu apoio a Jair Bolsonaro e acredita em sua inocência. “O governo, a imprensa e setores da Justiça estão procurando agulha em palheiro. A campanha contra Bolsonaro é uma coisa impressionante! Do ponto de vista legal não tem nada que o desabone, absolutamente nada!”, afirma o senador, lembrando uma portaria do ex-presidente Michel Temer que incluía joias entre itens de bens pessoais que poderiam ser incorporados ao patrimônio do presidente da República ao deixar o cargo.

A portaria

A portaria 59, de novembro de 2018, assinada pelo então ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República de Michel Temer (MDB), o ex-deputado Ronaldo Fonseca, inclui joias, semijoias e bijuterias como bens de natureza personalíssima ou de consumo direto do recebedor, podendo assim fazer parte do acervo privado do presidente. Mas, esta portaria é considerada nula, porque desde 2016 o Tribunal de Contas da União (TCU) já havia julgado matéria similar decidindo que itens “personalíssimos” não vão além de medalhas personalizadas, bonés, camisetas, gravata, chinelo e perfumes, por exemplo. O relator da matéria, ministro Walton Alencar, chegou a citar em seu voto que joias não poderiam ser enquadradas nesta terminologia.

Raízes

“O que acontece é um processo contínuo de linchamento. Agora eu continuo direita, não sou direita porque o Bolsonaro existe, mas incontestavelmente ele é o nosso maior líder e vai continuar sendo”, declarou Márcio Bittar. Segundo ele, sua posição ideológica não muda ao sabor das conveniências. “E nem está tendo um desembarque de bolsonaristas. Eu continuo aonde sempre estive ideologicamente. Estou aqui por convencimento, eu não vou abandonar o que penso e muito menos vou deixar de reconhecer que Bolsonaro, é sim o maior líder da direita de todos os tempos”, conclui o senador.

Desempregado

O ex-deputado Zé Vieira, marido da ex-deputada Toinha Vieira, está à procura de emprego. Segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) dia 14 passado, Vieira foi exonerado da função que exercia na Secretaria de Produção Agropecuária (Sepa) em Sena Madureira. Zé Vieira tinha cargo de Comissão de Chefia, Assistência e Assessoramento Superior (CAS) nível 7, ou seja, com vencimentos de R$ 7,4 mil. A causa da demissão não foi explicada.

Governador

Com pose e agenda de candidato a governador, o ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, anunciou oficialmente sua filiação ao MDB, nesta terça-feira (15), em uma coletiva de imprensa na sede do partido, em Rio Branco. Ao lado do ex-deputado Flaviano Melo e do deputado estadual Tanízio Sá, Marcus justificou a demora para escolher um novo partido após anos de militância no Partido dos Trabalhadores (PT). “Foi uma decisão que levou alguns meses para ser tomada, porque é uma decisão de vida. Muito importante na minha vida pública”, disse.

Agenda estadual

Destacando a acolhida dos “cabeças brancas”, Marcus deixou claro que deverá estar à frente das decisões partidárias do MDB. O pré-candidato à Prefeitura de Rio Branco disse querer participar de todo o processo não só na capital, mas também no interior. “Logo quando cheguei de Brasília participamos das convenções municipais em Assis Brasil, depois em Brasiléia, que reuniu Epitaciolândia, Capixaba, Xapuri. Temos programação para Acrelândia e Bujari. Eu sempre fui partidário, e espero contribuir em todas as instâncias do partido”, declarou.

Expojuruá

Em entrevista coletiva em Cruzeiro do Sul, o governador Gladson Cameli disse estimar que a Expoacre Juruá 2023 deve movimentar R$ 60 milhões, com expectativa de receber 20 mil pessoas por noite. Na ocasião, Gladson agradeceu ao presidente da Aleac, Luiz Gonzaga e ao primeiro secretário, Nicolau Junior, pelo apoio que gestão tem recebido na Casa de Leis, estendendo o agradecimento aos demais parlamentares Luiz Gonzaga agradeceu as palavras do governador e ratificou a harmonia entre os poderes. Ele disse que a Expo Juruá é a maior vitrine comercial da região. A Expoacre Juruá acontece de 30 de agosto a 3 de setembro no entorno do estádio Arena Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Beleza

“O Acre vai voltar os olhos para o Juruá durante a feira, porque estará aqui todo potencial econômico da região mais bonita do Acre”, observou Luiz Gonzaga. De igual modo, Nicolau Junior enfatizou que a Feira abre espaço para grandes e pequenos expositores, em especial aos produtores da região. “Tenho certeza que a edição desse ano vai ser um sucesso, porque temos uma equipe muito competente na organização. É na oportunidade que o governo abre que os microempreendedores terão como potencializar seus produtos”, disse Nicolau.

Habitação

O acolhimento e encaminhamento das famílias desalojadas das áreas desocupadas por decisão judicial na terça-feira (15), está mobilizando grande parte do Governo do Estado. Além do aluguel social e toda a disponibilidade de transporte dos pertences das famílias para casas de parentes, o governo passará a disponibilizar o galpão da Indústria, no parque, tanto para abrigo temporário, quanto para salvaguarda de bens da família, oferecendo segurança, assistência social e de saúde.

Saúde

O coordenador de Assuntos Governamentais, Ítalo Medeiros, informou que o Parque de Exposições está sendo estruturado para receber as famílias que necessitam de um abrigo temporário. No local haverá atendimento do serviço social, saúde e psicológico, já que as equipes integradas da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Seasd) fará o acolhimento adequado das pessoas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost