A Gamecon Talks no Acre, uma conferência sobre games que acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro, foi lançada nesta segunda-feira (18), no auditório do Museu dos Povos Acreanos, pelos Institutos Sapien e Gamecon, além do governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), através do secretário Assurbanípal Mesquita, que além de agradecer Gladson e afirmar que o governador é um grande entusiasta dos games, também lembrou que a realização do evento teve emenda do senador Marcio Bittar.
Segundo Ana Paula Rocha, CEO da Gamecon, estar no Norte do Brasil e no Acre, é um privilégio. “Passei 2 anos em São Paulo, entendendo como esse mercado trabalha no Brasil e eu pensava em levar para Brasília. Até então não se discutia games como desenvolvimento, educação e políticas públicas. Sair de Brasília e a primeira ação ser no Acre, é uma alegria. Nós sabemos que o potencial do Acre é o mesmo potencial de todo o país”, afirma.
VEJA MAIS: Gamecon Talks no Acre terá concurso e desfile de cosplay; veja programação
Iuçara Souza, presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), também esteve presente e falou sobre o portfólio de negócios por trás dos games, como desenvolvimento de jogos e políticas públicas.
A CEO da Gamecon, Ana Paula, apresentou os objetivos e diferenciais da plataforma. Já Bruno Bandeira, representante do Instituto Gamecon, mostrou dados sobre games no Brasil, sendo o país com maior faturamento na América Latina e o 13º do mundo, além de ser o 3º maior consumidor do planeta.
VEJA PROGRAMAÇÃO: Gamecon Talks: confira programação do evento que traz palestras e encontro com influenciadores
Govtech Games do Acre
Além disso, Bruno também apresentou a Gamecon Govtech Games do Acre, que tem como finalidade a inovação em games para governos e o impulsionamento de empresas emergentes da Amazônia Ocidental.
O projeto deve mapear demandas de órgãos públicos e prefeituras de municípios do estado do Acre para, e em sua segunda fase, convidar empresas tecnológicas da Amazônia Ocidental para proporem soluções por meio de jogos para esses desafios. Tudo de forma colaborativa, envolvendo tanto as empresas quanto os órgãos públicos, e as soluções serão testadas junto aos cidadãos do Acre.
A Gamecon Govtech é uma das soluções que integram a Plataforma Gamecon, um dos principais fundamentos da plataforma é fomentar o diálogo entre o setor público e privado, enquanto promove a qualificação profissional dos brasileiros no mercado de games.
Veja fotos do evento: