Secretários de Bocalom devem deixar cargos em 2024 para tentar fortalecer base do prefeito na Câmara

Confira detalhes na coluna 'Na Ponta da Língua', do jornalista Matheus Mello

Há poucos dias de 2024, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), começa a articular não só a pré-campanha de reeleição, mas também uma operação interna na equipe da Prefeitura para escolher possíveis nomes, entre secretários municipais e diretores presidentes de autarquias, que possam concorrer ao cargo de vereador nas eleições do ano que vem. A ideia de Bocalom é fortalecer a base do Executivo na Câmara Municipal, que vem se mostrando incerta em votações importantes de projetos encaminhados pela Prefeitura.

Nomes cotados para disputar uma vaga na Câmara Municipal/Reprodução

Possíveis nomes …

Secretários com grande influência dentro da Prefeitura de Rio Branco já começam a ser sondados pela equipe de Bocalom. É o caso da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Suellen Araújo. Com um grande trabalho na região do Alto Acre, ela já foi coordenadora durante oito anos do Centro do Idoso de Epitaciolândia e durante dois anos do Centro do Idoso de Brasiléia. Em todas as agendas da Prefeitura, Suellen tem presença garantida com uma turma imensa de apoiadores e comissionados. É justamente esse número volumoso de futuros cabos eleitorais que pode fazer a candidatura de Suellen disparar. Até o momento ela ainda não confirmou pretensões de concorrer ao cargo. Além de ser um nome forte na base de Bocalom,  Suellen é sondada pela equipe do prefeito inclusive por conta da cota feminina de candidaturas mínimas exigidas pela Justiça Eleitoral. 

Mais uma! 

Falando em candidaturas femininas, outro nome que pode ser a menina dos olhos de Bocalom nas eleições do ano que vem é o da secretária Sheila Andrade. Com forte influência entre os servidores da Saúde, ela é outra que agrada a equipe da Prefeitura por conta da aprovação à frente da pasta e por ter um grande número de apoiadores. Ela pode se orgulhar de ter feito o maior concurso público da história da Saúde Municipal. Além de aumentos salariais importantes para os servidores da Saúde. Conquistas que podem alavancar uma possível candidatura.

Figurinha conhecida 

Outro nome que já vem sendo sondado é do coordenador da Defesa Civil Municipal e agora secretário da pasta, coronel Cláudio Falcão. O trabalho dele durante os períodos caóticos de alagações e secas extremas na capital, garantiram notoriedade dentro da gestão Bocalom. Não seria surpresa se ele emplacar uma candidatura nas eleições do ano que vem. Em 2020, Falcão concorreu ao cargo de vereador pelo Progressistas, partido do prefeito Tião Bocalom. Ele obteve 1014 votos e ficou com a suplência. 

Arando terreno 

O secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, é outro que não nega pretensões políticas. Não há de se espantar caso o gestor apareça na lista de possíveis candidatos a uma vaga na Câmara Municipal no ano que vem. É um nome que agrada o prefeito Tião Bocalom e vem demonstrando trabalho. 

No meio do trânsito 

Na lista de nomes da equipe de Bocalom na corrida por uma vaga na Câmara Municipal, deve ser incluído o presidente do RBTrans, Benício Dias. Em um cargo com extrema visibilidade dentro da gestão municipal, ele colhe os frutos do trabalho à frente da autarquia, como a construção do primeiro viaduto da história de Rio Branco. Não seria novidade caso decidisse concorrer à vaga de vereador. Benício já concorreu à cadeira de vereador em 1992, de deputado estadual em 1998, até de governador em 2006 e finalizou a tentativa de carreira política em 2010, concorrendo ao cargo de deputado federal. 

Indispensáveis 

Outros não devem ser candidatos mas serão essenciais na construção da candidatura de Bocalom em 2024. São eles: Valtim José, principal articulador político do prefeito e, atualmente, chefe da Casa Civil Municipal, Nabiha Bestene, conhecida por anos de militância no Progressistas e atual secretária de Educação, Hélder Paiva, secretário de Governo, e Jhonatan Santiago, secretário de Gestão Administrativa. O diretor de Comunicação da Prefeitura, Ailton Oliveira, é outro que continuará ao lado de Bocalom. É um dos seus maiores articuladores políticos.

Se não tivesse saído …

O ex-chefe de gabinete de Bocalom, Arthur Liborino, foi exonerado pelo prefeito em outubro deste ano. Se ainda estivesse no cargo, ele certamente estaria na mira para concorrer a vaga na Câmara Municipal. Nas eleições de 2022, ele disputou o cargo de deputado federal pelo Podemos e obteve 3.328 votos. 

Vai depender 

A lista final de candidatos vai depender do futuro do prefeito Tião Bocalom no Progressistas. Com um número considerável de vereadores eleitos, 3 dos 17, o partido virou um casa com muitos donos e uma sigla difícil para candidatos novatos, como é o caso dos secretários do prefeito.

Caminho mais tranquilo 

Se o desenho for mesmo a ida de Bocalom para o PL, todos os nomes sondados deverão se filiar ao partido e concorrer a cadeira pela sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. Como o líder do prefeito na Câmara, vereador João Marcos Luz, que já se filiou ao PL.

Vai ter que deixar 

Os secretários e possíveis candidatos precisarão deixar os cargos que ocupam na Prefeitura de Rio Brancopelo menos 3 meses antes das eleições 2024, caso queiram concorrer a cadeira na Câmara Municipal. Esse afastamento é o que pode se tornar o empecilho para alguns deles. Já pensou ficar por meses longe dos benefícios recebidos por conta do posto de secretário e ainda correr o risco de perder as eleições, o cargo e o protagonismo? É um risco! 

Vão pular do barco? 

A questão até aqui é: se o prefeito Tião Bocalom deixar mesmo o Progressistas e migrar para o PL, os vereadores que atualmente são filiados ao PP e ocupam a base do prefeito na Câmara Municipal, vão acompanhar a decisão de Bocalom e também irão se filiar ao PL ou continuarão no PP apoiando o candidato definido pelo governador Gladson Cameli, Alysson Bestene? 

Possivelmente … 

Dos 3 atuais vereadores do Progressistas, o que já está com a passagem praticamente comprada para pousar no PL é o Rutênio Sá. Um dos parlamentares mais fiéis a Bocalom na Câmara, não seria nada desvantajoso para ele uma saída do Progressistas. Mostraria, inclusive, uma lealdade forte ao prefeito Tião Bocalom.

Dúvida! 

Já o vereador N. Lima é uma incógnita. Esse não deve deixar o Progressistas por conta de Bocalom. Não é tão leal ao prefeito e, inclusive, chegou a anunciar uma pré-candidatura a prefeito de Rio Branco, mesmo com Bocalom ocupando o cargo. Já se sabe muito bem o caminho! 

Imagina o Natal da família Bestene! 

A principal dúvida neste imbróglio é o vereador Samir Bestene. A confusão dentro do Progressistas virou problema familiar. Samir é primo do pré-candidato Alysson Bestene. Mas também é um dos parlamentares mais fiéis ao prefeito Tião Bocalom na Câmara Municipal. O que ele vai fazer? Só o futuro dirá! 

Off 

– E o futuro não está tão distante;

– Samir vai precisar definir a sua escolha entre Alysson e Bocalom até julho do ano que vem, quando ocorre as convenções partidárias;

– Não é só Samir que vai arranjar confusão familiar em 2024;

– A secretária de Educação, Nabiha Bestene, principal defensora da candidatura de Bocalom, vai ter que ficar contra o sobrinho, Alysson Bestene;

– Nabiha também já declarou publicamente que discorda do irmão, o atual presidente da Saneacre, o ex-deputado José Bestene;

– Mas calma! Muita água ainda pode rolar por debaixo dessa ponte, como diz o prefeito Tião Bocalom;

– A decisão entre PL e Progressistas só deve ficar pro meio do ano que vem;

– Até lá, dizem fontes ligadas ao prefeito Tião Bocalom, que os números das recentes pesquisas de intenção de votos começaram a mexer dentro do Progressistas;

– Os números mostram que Bocalom subiu e a candidatura de Alysson ainda não decolou;

– O que pode fazer com que o Progressistas recue;

– Porém, Alysson ainda pode decolar em 2024;

– Pesquisas retratam apenas o momento político;

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost