Quanto falta para o Rio Acre atingir a maior média histórica de Rio Branco? Confira

Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Acre deve subir ainda mais

O nível do Rio Acre segue subindo na capital acreana e já alcança a marca dos 16,82 metros, segundo a medição feita às 06h desta quinta-feira (28) pela Defesa Civil. Mais de 50 mil pessoas já foram afetadas pelas águas do manancial nos últimos dias.

Dezenas de bairros foram atingidos pela cheia do Rio Acre na capital acreana/ Foto: Juan Diaz/ContilNet

Com essa marca o Rio Acre se encontra a menos de dois metros de alcançar a maior enchente da história de Rio Branco, quando o manancial chegou a 18,40 metros, deixando um terço da população afetada.

Na enchente deste ano, dezenas de bairros foram atingidos, entre eles, Ayrton Senna, Palheiral, 6 de Agosto, Cadeia Velha, Cidade Nova e Taquari. As famílias desabrigadas estão sendo acomodadas no Parque de Exposições, onde estão recebendo todo o suporte da prefeitura de Rio Branco.

Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Acre deve subir ainda mais, podendo aumentar até 30 centímetros nas próximas 24 horas, com isso, o manancial pode ficar perto dos 17 metros ainda na quinta-feira (29).

Relembre a cheia histórica

Em março de 2015 o Rio Acre chegou a 18,40 metros na capital acreana, se tornando esta, a maior cheia do manancial desde que o rio começou a ser feita, em 1883. Até então, o nível mais alto atingido pelo afluente era de 17,66 metros, o que ocorreu em 1997.

LEIA TAMBÉM: Relembre as cinco maiores alagações da história de Rio Branco e a quantidade de pessoas atingidas

Na época foram mais de 102 mil pessoas atingidas pela enchente do Rio Acre na capital acreana, segundo informações da Defesa Civil.

Em março de 2023 a capital acreana também enfrentou uma das piores enchentes de sua história, na qual o Rio Acre alcançou a marca de 17,72 metros.

PUBLICIDADE