Maio Amarelo: Acre teve 90 mortes e quase 4 mil acidentes no trânsito em um ano; veja

A capital acreana, Rio Branco, lidera o ranking de mortes no trânsito, com 44 das 90 registradas em 2023 em todo o Acre

Neste mês é encabeçada a campanha internacional Maio Amarelo, voltada para conscientização e redução de acidentes de trânsito. No Brasil, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o movimento está em sua 11ª edição e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Este mês é, ainda, uma oportunidade para se refletir quanto ao alto número de mortes no trânsito, em especial no Acre, que em 2023 registrou 90 vítimas fatais de acidentes de trânsito.

Acidente registrado em Rio Branco deixou motociclista com perna amputada/ Foto: ContilNet

Apesar do alto número registrado, o total de mortes registradas em 2023 apresentou uma redução de 4,3%, quando comparado com o ano de 2024, quando o estado teve 94% mortes em decorrência de acidentes de trânsito.

Mesmo com a redução, esse número ainda é maior que o total de mortes registradas em 2021, quando o estado registrou 76 vítimas fatais no trânsito. Os dados foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ao ContilNet.

A capital acreana, Rio Branco, lidera o ranking de mortes no trânsito, com 44 das 90 registradas em 2023 em todo o Acre. Andando na contramão do estado, que apresentou redução, a Rio Branco teve um crescimento de 15,8% de mortos em acidentes de trânsito.

Vítimas não fatais

Com relação a vítimas não fatais de acidentes de trânsito, o número em todo o estado chegou a 2.072, em 2023, apresentando um crescimento de 1,9%, comparado a 2022, quando foram registradas 2.034 vítimas não fatais.

A média mensal de vítimas não fatais de sinistros de trânsito em 2023 foi de 172,7. Somente Rio Branco registrou mais da metade do total de vítimas de todo o estado, com 1.170 pessoas envolvidas em acidentes.

Total de acidentes

Em todo o Acre foram registrados em 2023, um total de 3.975 acidentes no trânsito, com média mensal de 331,3. O estado apresentou um crescimento de 2,3% com relação ao ano de 2022, quando houve 3.884 acidentes.

Dados do Detran/AC fornecidos ao ContilNet

Somente Rio Branco registrou 2.743 acidentes no trânsito em 2023, apresentando um crescimento de 1,9% no total de casos, comparado a 2022, quando foram registrados 2.691 sinistros no trânsito.

Casos marcantes

O estado do Acre registrou casos marcantes de acidentes no trânsito, alguns com mortes e outros casos em que as vítimas tiveram sequelas prolongadas. Relembre alguns:

Adolescente invade contramão e atropela motocicleta

Era uma sexta-feira de dezembro quando um acidente foi registrado, por volta das 4h20, na Estrada Dias Martins, em Rio Branco, envolvendo um carro, modelo Citroen, e uma moto. A condutora do veículo era uma adolescente, que pegou o carro dos pais sem autorização e estava em uma festa. Segundo informações, a adolescente apresentava sinais de embriaguez.

RELEMBRE: Adolescente que estaria embriagada pega o carro dos pais, causa acidente e vítima vai parar no PS

A condutora invadiu a contramão e atropelou uma dupla que seguia em uma motocicleta. Um deles era Mauro Gomes de Freitas Neto, de 20 anos, que ficou em estado grave e chegou a ser entubado.

Motociclista é atingido por carro e morre na hora

Em setembro de 2023, Antônio Ribeiro do Nascimento, de 57 anos, foi atingido por um veículo que seguia em alta velocidade no cruzamento da Avenida Ceará com a rua São Paulo, no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.

LEIA AQUI: Colisão entre carro e moto deixa homem morto em Rio Branco

O motorista do carro fugiu do local do acidente sem prestar socorro à vítima. O impacto da colisão foi tão violento que Antônio foi arremessado violentamente contra o asfalto, resultando em várias fraturas em seu corpo e um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) gravíssimo. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de receber atendimento médico adequado.

Acidente entre caminhonete e motocicleta deixa dois mortos

Em abril de 2023, um grave acidente entre uma caminhonete e uma motocicleta deixou duas pessoas mortas em uma avenida de Cruzeiro do Sul. De acordo com relatos de testemunhas, o motorista do carro seguia sentido do centro da cidade para a BR-364, enquanto o condutor da motocicleta estava no sentido oposto, quando entrou para o posto de gasolina sem sinalizar, causando o acidente.

SAIBA MAIS: Acidente de trânsito mata duas pessoas no interior do Acre

As vítimas se tratavam de Maria José Pereira Martins e José Ueliton Pereira Martins, mãe e filho. Segundo informações da Polícia Militar, o motorista da Caminhonete não tinha habilitação para dirigir.

Casal  é atropelado por caminhão e mulher morre

Em agosto de 2023, uma moradora da zona rural de Sena Madureira perdeu a vida em um acidente de trânsito. Segundo informações, ela estava na garupa de uma motocicleta pilotada por seu esposo quando sofreu o acidente.

VEJA MAIS: Mulher morre após ser atropelada por caminhão em Sena Madureira

O casal tinha ido abastecer a motocicleta em um posto de gasolina e sair do local houve a batida com um caminhão que, segundo populares, trafegava no mesmo sentido. A mulher foi atingida na região da cabeça e morreu antes mesmo de receber atendimento médico.

Motociclista tem perna amputada ao ser atingido por carro

Renan Felipe Bezerra e seu passageiro foi atingido por um carro enquanto trafegava em sua motocicleta pela Rua Rio de Janeiro, na capital acreana. O caso aconteceu em julho de 2023.

LEIA AQUI: Colisão grave entre carros e moto deixa homem com perna amputada em Rio Branco

O motociclista teve uma das pernas amputadas durante o impacto da batida e ficou com sequelas permanentes do acidente. Uma parte do muro do Cemitério São João Batista foi destruído com a batida dos automóveis.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost