Carreta do programa Agora Tem Especialistas amplia acesso a exames no SUS no Acre

Unidade móvel oferece prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

Objetivo é reforçar serviços que já existem, mas têm oferta limitada, além de levar especialidades que não estão disponíveis em determinadas localidades. Foto: Reprodução

Pacientes do SUS em Tarauacá, no interior do Acre, passam a contar a partir desta sexta-feira (20) com os atendimentos da carreta de saúde do programa federal Agora Tem Especialistas. A unidade móvel leva consultas e exames voltados à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, aproximando serviços especializados de quem enfrenta dificuldades de acesso na região.

Antes de chegar a Tarauacá, a carreta esteve em Brasiléia, onde também realizou atendimentos à população. No município acreano, as pacientes previamente agendadas pela rede municipal podem realizar consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de biópsias para diagnóstico precoce. A estrutura conta com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Segundo o superintendente do Ministério da Saúde no Acre, Pedro Oliveira, o objetivo é reforçar serviços que já existem, mas têm oferta limitada, além de levar especialidades que não estão disponíveis em determinadas localidades. A estratégia, segundo ele, impacta diretamente na redução do tempo de espera por exames e consultas.

Atendimento em todo o país

Tarauacá está entre as cidades que recebem as carretas nesta sexta-feira. Também foram contemplados municípios do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Piauí.

Atualmente, 47 unidades móveis estão em operação no país e no Distrito Federal. A meta é chegar a 150 até o fim do ano. Das unidades em funcionamento, 33 são voltadas à saúde da mulher, nove realizam exames de imagem e cinco são especializadas em oftalmologia.

Desde outubro de 2025, quando o programa ampliou a oferta de atendimentos, as carretas já contribuíram para reduzir filas em mais de 100 regiões de saúde. Em 15 municípios, a demanda reprimida foi zerada, incluindo Brasiléia, no Acre.

Além dos exames ginecológicos, as unidades oftalmológicas já realizaram mais de 1,2 mil cirurgias, devolvendo a visão a cerca de mil pessoas. Em outras localidades, como Santana do Ipanema (AL), Crato (CE) e Paracambi (RJ), as carretas de exames de imagem agilizaram a realização de tomografias, acelerando diagnósticos e tratamentos.

 

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.