Aconteceu neste sábado (1° de setembro) a segunda edição do Projeto Saúde de Rua, no campus da União Educacional do Norte (Uninorte). O evento, que tinha como objetivo atender e aproximar a comunidade da instituição, foi promovida pela Rede Amazônica e parceiros.
Mais de 30 serviços foram oferecidos para a comunidade, entre eles o hemograma; orientação profissional; palestras; avaliação infantil; atividades recreativas; vacinação; PCCU e outros. Todas as ofertas foram realizadas de forma gratuita.
Segundo Indira Nakamura, diretora comercial da universidade, a instituição sempre participa de mutirões na área de saúde, buscando atender da melhor maneira as pessoas que procuram esse tipo de atendimento. “Essa parceria com o projeto Saúde de Rua aconteceu pela primeira vez, mas nós já realizamos atendimentos diários gratuitos nas nossas quatro clínicas-escola”, destacou a diretora.
Mesmo não sendo atendida por ter chegado um pouco mais tarde, Raquel da Silva Braga já conseguiu um agendamento para consulta oftalmológica: “Aproveitei a ação para procurar o atendimento de oftalmologia, mas como já tinham acabado as fichas, fiquei agendada e vão me ligar para marcar o dia”.
Segundo a coordenação do mutirão, foram realizados cerca de 5 mil atendimentos. Um dos mais procurados foram os testes rápidos.
Valdizia Muniz, professora universitária, não perdeu a chance de verificar como estava seu nível de glicemia. “ Fiz aqui o teste rápido para checar se estava tudo bem”, afirmou.
E os serviços não chamaram a atenção somente dos adultos. Matheus Soares Braga, de 9 anos, foi levado pela mãe para fazer a extração de um dente, mas acabou aprendendo uma grande lição. “Agora, já posso ajudar alguém que estiver passando mal”, disse ele, depois de ser instruído a fazer reanimação em casos de parada cardíaca.