11/08/2026

Morre aos 70 anos Gilberto Siqueira, ex-secretário dos governos Jorge e Binho

Gilberto Siqueira teve uma trajetória marcada pela atuação na administração pública do Acre

Por Sávio Buriti, ContilNet
Gilberto Siqueira teve uma trajetória marcada pela atuação na administração pública do Acre/ Foto: reprodução

O engenheiro e ex-secretário de Planejamento do Acre Gilberto Siqueira morreu aos 70 anos nesta terça-feira (11), em São Paulo, após complicações de saúde. Ele enfrentava um quadro grave de diabetes, que se agravou nas últimas semanas, além de problemas cardíacos. Segundo informações da família, o estado de saúde dele se agravou no último mês e chegou a ser necessário o uso de ventilação mecânica.

LEIA TAMBÉM: Luto: morre Amauri Siviero, pesquisador da Embrapa Acre

Gilberto Siqueira teve uma trajetória marcada pela atuação na administração pública do Acre. Ele comandou a Secretaria de Planejamento durante os governos de Jorge Viana e Binho Marques e também trabalhou como consultor. Ao longo desse período, tornou-se um dos nomes de destaque da gestão pública acreana.

Após apresentar um princípio de infarto, ele foi levado ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Depois de receber atendimento, a família optou pela transferência para a Santa Casa de Misericórdia, onde passou a ser acompanhado por um cardiologista.

O quadro de saúde, entretanto, continuou se agravando e Gilberto precisou ser intubado. Ele permaneceu sob cuidados médicos até a morte, nesta terça-feira. Além da atuação nos governos estaduais, Siqueira manteve ao longo dos anos proximidade com diferentes nomes da política acreana e era considerado um dos gestores de maior influência das administrações de Jorge Viana e Binho Marques.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.