19 de abril de 2024

Retrospectiva: relembre as notícias que foram destaque no ContilNet em 2021

2021 chega ao fim e agora é o momento de relembrarmos os fatos que marcaram o ano. O ContilNet trouxe a retrospectiva com as notícias que foram destaque no nosso site.

Saúde

Foi um ano duro, enfrentamos enchentes, perdas de pessoas queridas, mas também houve conquistas, como a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 que trouxe esperança de volta ao coração dos acreanos. As primeiras vacinas a chegarem, no dia 19 de janeiro, foi a de Coronavac, do Instituto Butantan. No mesmo dia, o Estado iniciou a imunização.  Uma técnica de enfermagem, duas enfermeiras, sendo uma indígena e um idoso que vive no Lar Vicentinos foram os primeiros a serem vacinados.

Chegada de vacinas no Acre. Foto: Ilustração

Mas enquanto a vacinação começava, o Acre vivia seu pior momento na pandemia enfrentando um colapso com100% de leitos de UTI Covid ocupados, filas de espera por vaga em um leito e pacientes sendo para outros estados.

VEJA TAMBÉM: Covid-19 no AC: retrospectiva relembra variantes, 1 milhão de vacinas aplicadas e mais de 1800 vidas ceifadas

Enchentes e secas

Já nos primeiros dias de janeiro os rios acreanos estavam transbordando. Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá castigou a população e tirou muitas pessoas de suas casa. Situação semelhante ocorreu em Sena Madureira, Tarauacá e Rio Branco.

O Acre vivenciou uma situação dramática, enfrentando três crises simultâneas: Covid-19, enchentes, com milhares de desabrigados, e a dengue.

Em fevereiro, pior momento das cheias, o Acre contabilizava 130 mil pessoas desabrigadas, cerca de 15% da população do estado.

Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, o Rio Juruá atingiu em 2021 o maior nível histórico, impactando 33 mil pessoas.

Sena Madureira, teve 80% da cidade coberta pelas águas do Rio Iaco, cerca de 60% da população foi atingida.

O estado decretou estado de calamidade pública, após a cheia dos rios Acre, Juruá, Envira, Iaco e Purus.

Além das enchentes, no período de estiagem o Rio Acre enfrentou outro extremo: a seca. O manancial chegou a ficar próximo da menor cota histórica e a Prefeitura decretou situação de emergência.

Política

O ano começou com a posse dos novos prefeitos e vereadores do estado. Em Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom (PP) recebeu a faixa das mãos da agora ex-prefeita, Socorro Neri. A Câmara de vereadores da Capital também foi renovada.

O presidente Jair Bolsonaro esteve no Acre este ano. Em fevereiro o presidente da república visitou Rio Branco e Sena Madureira, trouxe vacinas e anunciou investimentos.

Ponte do Madeira

Em maio, a tão sonhada Ponte sobre o Rio Madeira foi concluída. Uma obra que iniciou no Governo Dilma e que enfim, foi inaugurada com a presença do presidente Jair Bolsonaro, ministros, secretários e do governador Gladson Cameli (PP).

Foto: Ascom Fieac

Transporte coletivo

A crise no transporte coletivo em Rio Branco foi um assunto que rendeu este ano. Tanto que uma CPI foi aberta na Câmara de Vereadores para apurar supostas irregularidades em contratos com as empresas. Em meio a isso, um aporte milionário foi dado pelo prefeito Tião Bocalom às empresas para que pudessem quitar os salários dos funcionários, pouco tempo depois, a situação se agravou a ponte de o Município decretar situação de emergência no transporte público.

Protestos

O ano de 2021 foi marcado por muitos protestos nas áreas mais estratégicas: saúde, educação e segurança. Na saúde, servidores, incluindo médicos, protestaram por melhorias salariais por longos meses. Na segurança, os aprovados no cadastro de reserva dos concursos das polícias Civil e Militar protestaram e policiais penais chegaram a acampar em frente a Assembleia Legislativa do Acre cobrando a Lei Orgânica para a categoria.

Há quase 1 mês, Jorge, um dos aprovados no cadastro de reserva da Polícia Civil segue acorrentado nas escadarias do Palácio Rio Branco aguardando a convocação.

Em Rio Branco, os professores e outros profissionais da Educação da rede municipal, protestaram e ameaçaram greve pedindo reajustes e melhores condições de trabalho.

Mortes

O Acre perdeu personalidades importantes, como o empresário Amilton Brito, conhecido como Brito, que faleceu por consequências da Covid-19, em maio deste ano.

A morte do desembargador aposentado Ciro Facundo, aos 87 anos, por complicações de uma cirurgia, também comoveu os acreanos.

Uma notícia que chocou os acreanos foi o assassinato do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Sousa Barros, morto em Rio Branco com dois tiros na cabeça, no dia 20 de maio.

Ex-prefeito Gedeon. Foto: Reprodução

O Mestre Juca também nos deixou. Após cerca de 10 dias em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), onde estava intubado devido complicações da Covid-19, José Carlos Gomes Guimarães, de 62 anos, conhecido como Mestre Juca, morreu na madrugada do dia 2 de agosto.

A morte de uma criança de um ano, devido a complicações da dengue e Covid-19, também causou comoção no Acre. O pequeno Bernardo Teixeira da Costa, natural de Xapuri, morreu no dia 3 de janeiro, vítima da covid-19 e complicações de dengue.

Em maio, a morte do o médico acreano Andrade Lopes Santana, de 32 anos, no interior da Bahia comoveu não só o Acre, mas todo o país, pela crueldade como que ocorrer. O corpo de Andrade foi encontrado no Rio Jacuípe e estava amarrado em uma âncora, de acordo com perícia técnica. O principal suspeito foi o amigo de Santana, Geraldo Júnior, também médico. Ele foi preso no mesmo dia e confessou o crime.

Polícia

O  jogador de futebol e modelo, Mister Teen Acre, foi acusado de estupro em janeiro deste ano e o caso alcançou bastante repercussão.

Duas profissionais de saúde do Pronto Socorro de Rio Branco, foram flagradas em vídeo  induzindo uma paciente ao suicídio. As imagens repercutiram nas redes sociais e mostra as duas atendendo uma paciente que estaria internada após ter atentado contra a própria vida e é possível ouvir quando a profissional diz a ela: “Minha irmã, eu tenho mais do que fazer, cuida se mata logo”, e em seguida, outra diz “a pessoa que se mata vai direto para o inferno”. Elas foram afastadas.

O sargento Neri se envolveu em uma briga em um bar no município de Epitaciolândia, onde mora. Neri, que ficou conhecido por fazer parte de um trisal com a também sargenta Alda e com a administradora Darlene, atirou contra um estudante de medicina e foi preso. O sargento continua preso no quartel do Bope, em Rio Branco desde o dia 29 de novembro.

Foto: arquivo pessoal

O Acre parou para acompanhar o desenrolar da Operação Ptolomeu, deflagrada pela Polícia Federal, que, em duas fases, investiga possível corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à membros do alto escalão do Governo do Estado do Acre.

Emoção

O deputado Alan Rick enfrentou dias muito difíceis em março deste ano quando a esposa, Michele Miranda, que estava grávida de 8 meses, foi diagnosticada com Covid e precisou fazer um parto de emergência. Logo em seguida, ela foi entubada e foram dias de angústia até receber alta 17 dias depois. Ela precisou inclusive ser transferida em UTI aérea.

Susto

O caso de uma jovem que, em abril deste ano, procurou uma Upa em Cruzeiro do Sul, com dores abdominais e acabou dando à luz sem saber que estava grávida chocou os acreanos.

Solidariedade

O batismo de gêmeas no Acre com o nome de uma dupla sertaneja famosa agitou a Web. Maiara e Maraisa, apesar do nome glamouroso, viviam em uma situação complicada com os outros 9 irmãos e a mãe. Uma campanha foi feita e as pequenas, que dormiam em uma caixa de papelão, contaram com a solidariedade dos acreanos.

Alcance nacional

Em setembro a história da influenciadora Ludmila Calvante ultrapassou os limites do Acre e ganhou notoriedade em todo o país.  Através da hashtag #JustiçaPorAntonella, uma campanha nacional de mobilização chamava a atenção para o caso da acreana que está agora a mais de um ano longe da filha mais velha Antonella, que ela deixou com o pai para dar à luz a filha mais nova do casal.

Há meses, Ludmilla tenta recuperar a guarda da filha Antonella. Foto: Reprodução

O boi de três chifres que virou atração na Fazenda Piracema, que fica na Estrada Transacreana, em Rio Branco, foi contada até por sites nacionais! Batizado de Meia-Noite e apelidado pelos peões da fazenda de Negão, o boi tem quatro anos e nasceu na fazenda do empresário Edilberto Afonso de Morais, conhecido como Betão.

Terremoto

Outubro foi marcado por terremotos no Acre. Pelo menos três foram sentidos por moradores de pelo menos cinco cidades do Acre.

Agora, veja as 10 matérias mais acessadas em nosso site durante o ano:

1- Governo antecipa pagamento de aposentados, pensionistas e servidores ativos; veja datas

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost